Preciso de passaporte para a Argentina? Essa é uma dúvida muito comum para brasileiros que vão visitar o país pela primeira vez. Tire essa e outras dúvidas sobre documentos para sua viagem à Argentina lendo este artigo até o final!
Se você está planejando sua primeira viagem para a Argentina, nós separamos várias dicas sobre a documentação e sobre tudo que você precisa saber para ter uma viagem tranquila. Saiba quais os documentos válidos que são necessários para poder visitar o país e também como usá-los durante a viagem. Nesse post você também encontrar informações sobre o visto para brasileiros que desejam visitar a Argentina e dicas para cuidar dos seus documentos e evitar perrengues durante a viagem.
Documentos para viajar para Argentina
Para nós, brasileiros, visitarmos a Argentina é bem fácil. Não é necessário ter visto e basta levar apenas o RG, ou seja, uma ótima opção para quem ainda não tirou o passaporte.
Mas é importante ficar atento: esses são os únicos documentos brasileiros que são aceitos para entrar no país. A CNH, certidão de nascimento ou carteira de trabalho, não serão aceitos.
Além disso, o RG precisa ser recente e a data de expedição não ultrapassar no máximo 10 anos. Então se você tem aquela identidade antiga, com foto de criança, chegou a hora de renovar, né?
Renove a sua foto
Como os órgãos desejam evitar fraudes e geralmente em 10 anos a pessoa muda bastante, acaba ficando difícil reconhecer a pessoa e verificar se aquele documento é mesmo da pessoa que está portando-o. Então, mesmo que seu documento ainda não tenha 10 anos vale a pena dar uma conferida se a sua foto ainda está parecida com a sua aparência atual. Além disso, é bom que o RG esteja em boas condições, não adianta levar ele todo amassado e pouco legível.
Outro ponto importante é que embora o passaporte não seja necessário, se você optar por usar ele ao invés do RG, então deve se certificar de que está dentro da validade.
Visto para viajar para a Argentina
Como mencionamos, brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo. Porém se o plano é passar mais de três meses no país então será necessário fazer uma solicitação para estender a estadia por mais 90 dias. Esse processo é bem simples e é feito pelo site da Dirección Nacional de Migraciones. Só é importante ficar atento, pois a solicitação deve ser feita antes do prazo inicial, de 90, dias expirar.
Uso da documentação durante a viagem
Nossos documentos são essenciais durante uma viagem, afinal eles são a nossa forma de identificação. Porém, nem sempre é necessário carregar eles para cima e para baixo, correndo risco de perder e ter uma dor de cabeça. Infelizmente, furtos e extravios podem acontecer em qualquer lugar do mundo então você só deve estar com esses documentos no bolso se de fato for utilizar.
Se você for até uma casa de câmbio por exemplo, irá necessitar do seu documento original, mas para passear e curtir suas férias é sempre melhor estar apenas com uma cópia e deixar seus documentos originais juntos a sua bagagem em local de seguro no hotel. Uma alternativa é já sair do Brasil com cópias dos seus documentos, de preferência autenticadas, para usar durante os passeios.
Consulado Brasileiro em Buenos Aires
Lembre-se que em caso de problemas ou dúvidas em viagens internacionais é sempre necessário manter contato com o consulado brasileiro. Em Buenos Aires o endereço é: Carlos Pellegrini 1363 5º piso.
Dica Importante: Seguro Viagem para a Argentina
E não é só da documentação que você deve cuidar numa viagem internacional, mas também do seu bem estar. Seguro Viagem Internacional é outro item indispensável em qualquer viagem. Já pensou se algum acidente ou imprevisto acontece? Cuidar da saúde longe de casa sem seguro viagem pode acabar dificultando e encarecendo tudo. Esteja prevenido e protegido viajando com o seguro viagem garantido!
Quem sempre nos salva nos nossos perrengues ao redor do mundo é o pessoal da SegurosPromo! Eles oferecem preços que cabem em todos os bolsos. Para saber mais e entender melhor sobre os tipos de seguro disponíveis, sugiro ler o post Seguro viagem para a Argentina. Nele, explicamos detalhe por detalhe o porquê de viajar a Argentina com seguro viagem fechado. Aproveite, tem um desconto imperdível e especial para os nossos leitores dentro do post!
Agora que você já sabe a documentação necessária para viajar para a Argentina e os cuidados que deve ter com ela, então é só fazer as malas e aproveitar a viagem.
Nós temos várias dicas de ótimos roteiros pelo país, que tal dar uma conferida?
7 lugares imperdíveis para conhecer em Jujuy, na Argentina
Esquel, uma pequena cidade para conhecer na Patagônia Argentina (guia completo)
Bariloche: tudo o que você precisa saber para a sua viagem
gostei das dicas e informações para o turista que pretende passar mais de 90 dias na Argentina.
Que bom que as dicas foram úteis pra você, Suely! É sempre bom se informar bem antes de planejar uma viagem e ficamos felizes em saber que ajudamos de alguma forma no seu planejamento. =)